Quem foi Rutherford?


  Ernest Rutherford, o 1º barão Rutherford de Nelson,  (30 de Agosto de 1871 — 19 de Outubro de 1937), foi um físico e químico neozelandês que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Num trabalho no início da carreira, descobriu o conceito de meia-vida radioativa, provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro, e também distinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. Foi premiado com o Nobel de Química em 1908 "por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioactivas".


Ernest Rutherford nasceu na Nova Zelândia e, tal como seus onze irmãos, trabalhou cultivando as terras do pai. Por ser um aluno bem-sucedido, ganhou uma bolsa de estudos para cursar a Universidade da Nova Zelândia. Foi ali que se interessou pela Física. Mais tarde, recebeu outra bolsa, dessa vez para a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. (É curioso saber que ele era o segundo colocado nesse concurso, mas o vencedor desistiu da viagem para se casar).
Em Cambridge, Rutherford trabalhou com J.J. Thomson. Depois, viveu algum tempo no Canadá, voltando à Nova Zelândia para se casar. Por fim, instalou-se definitivamente na Inglaterra.
Por influência dos trabalhos de becquerell, Rutherford começou a pesquisar radiatividade. Da mesma forma que o casal Curie, identificou diferentes tipos de emissões radiativas. Aos dois primeiros, deu os nomes de raios alfa e raios beta. Em 1900 foi descoberto o terceiro tipo, que Rutherford demonstrou serem radiações eletromagnéticas, dando-lhes o nome de raios gama.
A partir de 1902, realizou trabalhos que levaram à demonstração de que o urânio e o tório se modificavam no processo radiativo, originando outros elementos. Cada nova forma assim originada permanecia estável por um tempo característico, o que o levou a formular o conceito de meia-vida de um isótopo radiativo.
Com o alemão Hans Geiger, mostrou que os raios alfa eram, na verdade, átomos de hélio desprovidos de elétrons. Essa constatação o levaria a propor, em 1914, que os átomos também continham partículas positivas, a que chamou de prótons. Essas partículas contrabalançariam a carga negativa dos elétrons.
Em 1908, Rutherford realizou uma famosa experiência, na qual bombardeou com partículas alfa uma folha de ouro delgadíssima. Verificou que a grande maioria das partículas atravessava a folha sem se desviar. Concluiu, com base nessas observações e em cálculos, que os átomos de ouro - e, por extensão, quaisquer átomos - eram estruturas praticamente vazias, e não esferas maciças. Numa minúscula região de seu interior estaria concentrada toda a carga positiva, responsável pelo desvio de um pequeno número de partículas alfa. Distante dessa região, chamada núcleo, circulariam os elétrons. Em 1908, Rutherford recebeu o Prêmio Nobel de Química por seus trabalhos.
Mais tarde, ele conseguiria também transmutar artificialmente um elemento em outro (nitrogênio em oxigênio).
Em 1919, sucedeu J.J. Thomson na direção do Laboratório Cavendish e tornou-se professor catedrático da Universidade de Cambridge. Foi, depois, presidente da Royal Society e também recebeu o título de barão. 
Apesar de todos os seus trabalhos, Rutherford não acreditava que a energia contida no núcleo atômico pudesse vir a ser utilizada sob controle. Dois anos após a sua morte, porém, o alemão Otto Han descobriria o processo para efetuar a fissão controlada do urânio.

 Modelo atômico de Rutherford 









13 comentários:

  1. gostei de saber um pouco sobre Ernest Rutherford ele Realizou trabalhos que levaram à demonstração de que o urânio e o tório se modificavam no processo radiativo, originando outros elementos. ;)

    ResponderExcluir
  2. foi muito bom saber um pouco mais sobre Ernest Rutherford,sua amizade com J.J.Thomson,ele descobriu o conceito de meia-vida radioativa,provou que a radioatividade causa a transmutação de um elemento químico em outro,e também destinguiu e nomeou as radiações alfa e beta. :)

    ResponderExcluir
  3. Rutherford,por ser um menino humilde de familia pobre,conseguiu bolsas em universidade,que atraves de seu esforço fez com que o tal virasse um dos quimicos mas famosos.Com tanta dedicação pelos estudos Rutherford conenheçido tambem como o Pai da fisica nuclear.Em 1908 ele ganhou o Prémio Nobel da Química.
    Foi também presidente da Royal Society (1925-1930), e homenageado em 1931 com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge. mesmo com tanto estudos ele não acreditava que a energia do nucleo podesse ser usa sob controlho.

    ResponderExcluir
  4. Mto legal sobre o casal Curie que identificou os diferentes tipos de emissões radiativas do os nomes raios alfa e raios beta e o terceiro foi nomeado em 1900 de raios gama...obrigado

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Rutherford apesar de ser de família humilde fez grandes descobertas da química atual e a na minha opinião as que tiveram maior impacto foram a da descoberta do núcleo e a da radioatividade de um átomo (por conter cargas positivas em seu núcleo, que são os prótons e que hoje em dia são tão comuns, como por exemplo nas usinas nucleares, onde ocorrem as fusões nucleares que são capazes de abastecer grandes cidades por grandes períodos). Foi então que Rutherford ficou conhecido como o pai da física nuclear. Ganhou durante sua vida prêmios de muita importância na física e química, ao todo 8 e entre eles estão:
    *Nobel de química (1908)
    *Medalha Rumford (1904)
    *Medalha Copley (1922)
    *Medalha Franklin (1924)
    Curiosidade: Ao falecer suas cinzas foram enterradas na Abadia de Westminster, em Cabridge_Inglaterra_ perto das tundas de Isaac Newton e de outros cientistas importantes..
    ..Obrigada =)

    ResponderExcluir
  7. Rutherford foi o terceiro quimico que propos um novo modelo que o atomo apresentaria com duas regioes o nucleo e a atmosfera,os eletrons giram em torno do nucleo onde se encontram os protons.
    O modelo de Rutherford e suficiente para estudar a maioria dos fenomenos da quimica e afirmaçoes da estrutura atomica.


    Karen cristina 1°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Kareen, Rutherford conseguiu provar que o átomo não era maciço.

      Excluir
  8. Rutherford, em conseqência do seu grande desempenho nos estudos, conseguiu uma bolsa na universidade de Nova Zelândia, e logo mais em Cambridge na Inglaterra, onde pode começar a estudar a química e a física, atualmente ele é considerado o fundador da fisíca nuclear e em 1908 coonseguiu o prêmio Nobel da Químca.
    Ernest Rutherford fez vários experimentos por exemplo: descobriu e nomeou as partículas alfa e beta; em 1917 constatou que o átomo podia ser dividido. Entre vários outros experimentos.
    O principal experimento é o Modelo atômico de rutherford ou ( sistema planetário) apresentado em 1911 , onde diz que o átomo é constituido pelo núcleo com cargas positivas (prótons)e também os nêutrons sem nenhuma carga, e em volta do núcleo a eletrosfera com cargas negativas. Esse sistema foi complementado por Bohr, atualmente ele é o mais usado no estudo da química.
    Rutherford entrou para galeria de um dos maiores gênios da química.


    Joyci de Fátima Fererine Barbosa 1 ano 'C' vespertino

    ResponderExcluir
  9. BOM O TEXTO SOBRE RUTHERFORD SÃO MUITOS INTERESANTES POIS ELE SE TORNOU O PAI DA QUIMICA NUCLEAR .E ISSI DEVIDO DE MUITOS ESFORSO POIS ELE ERA DE FAMILIA HUMILDE E QUANDO ADOLESENTE DEVIDO SEU ESFORSO ESCOLAR ELE CONSEGUIL UMA BOLSA PARA CURSAR UMA FACULDADE E ATRAVES DOS TENPOS ELE SE HUM QUIMICO MUITO FAMOSO E ISSO GEROL VARIOS PREMIOS COMO O PREMIU NOBEL EM 1908. E ASSIM FOI E UM DOS SEUS FEITTOS FOI DESCOBRI QUE O NUCLEO EA RADIOATIVIDADE DE UM ATOMO POR CONTER CARGA POSITIVA EM SEU NUCLEO QUE SÃO OS PROTOS E QUE HOJE SÃO TÃO COMUM EM USINAS NUCLEARES .ALUNO RAFAEL CARDOSO 1ANO C

    ResponderExcluir
  10. Eenest Rutherford, foi um grande quimico que com todo seu esforço e desempenho estudou em varias universidade e acaba sendo pai da fisica nuclear, e tambem
    descobre o conseito da meia vida radioativa que deu o nome de alfa e beta. e com tudo isso acaba cendo ums dos maiores genio da quimica

    ResponderExcluir