BREVE HISTÓRICO DA QUÍMICA ORGÂNICA



Os primórdios da Química Orgânica

Berzelius (1779-1848) é considerado o criador da expressão Química Orgânica.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.soq.com.br/biografias/berzelius/ 
            As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo. É o caso do sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação de alguns corantes extraídos da natureza.

            No entanto, procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica atual começaram a se executados apenas e fins do século XVIII e início do século XIX. Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro. Em 1780, o sueco Torbem Bergman fazia pela primeira vez distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. Porém, costuma-se creditar a outro químico sueco Jons Jacob Berzelius, oo mérito de criar a expressão Química Orgânica, num livro datado de 1807.

            Nessa época, pouco se sabia sobre os átomos. A primeira escala de massas atômicas havia sido publicada dois anos antes pelo inglês Dalton, sendo ainda bastante primitiva e cheia de imperfeições. Faltava quase um século para a descoberta do elétron e do próton.

A Teoria da Força Vital

Friedrich Wöhler (1800-1882)  ajudou a derrubar a Teoria da Força Vital.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-friedrich-wohler/friedrich-wohler.php 
            As primeiras preocupações da Química Orgânica nascente eram os materiais de origem animal e vegetal, tais como urina, sangue, gorduras, cabelo, açúcares, resinas, ceras etc. a aparente complexidade desses materiais levou químicos como Berzelius a acreditar que os organismos vivos eram capazes de sintetizá-los devido uma força misteriosa neles existentes. Era a chamada  
Teoria da Força Vital.

           Em 1828, essa teoria foi violentamente abalada quando o químico alemão Friedrich Wöhler, aquecendo cianato de amônio, provocou uma reação química, na qual essa composto inorgânico se transformou em uréia. A uréia (substância presente na urina dos mamíferos), segundo as idéias da época, só seria produzida em organismos vivos, possuidores da força vital.



            Nos anos que se seguiam, com o desenvolvimento do conceito da conservação da energia, parecia não haver mais lugar para a “força vital”. Em 1860, o francês Pierre Eugène Marcellin Berthelot publicou um livro, no qual mostrou que, a partir dos elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, todas as classes de compostos orgânicos conhecidos na época poderiam ser sintetizadas. Assim, a Teoria da Força Vital foi completamente esquecida.

As bases da Química Orgânica

            Nessa mesma época, Joseph-Louis Gay-Lussac, Jean-Baptiste André Dumas e Louis-Jacques Thénard, na França, Berzelius, na Suecis, e o barão Justus Von Liebig, na Alemanha, preocupavam-se em desenvolver métodos precisos para analisar um composto orgânico e determinar quais os elementos nele presentes e suas proporções.


Friedrich August Kekulé (1829-1896) elucidou a estrutura do benzeno, importantíssima substância química.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.soq.com.br/biografias/kekule/ 
            Esses experimentos permitiram perceber que existiam compostos com propriedades, diferentes formados pelos mesmos elementos e nas mesmas proporções. Era o caso do álcool etílico (CH3CH2OH) e do éter dimetílico (C3OCH3). Compostos nessa situação foram chamados por Berzelius, em 1830, de isômeros.

            Com base no acontecimento que se acumulava, o alemão Friedrich August Kekulé e o escocês Archibald Scorr Couper propuseram (1857) que o carbono faz quatro ligações e pode unir-se com outros carbonos, formando cadeias (1858).

            Kekulé foi também o primeiro a sugerir a estrutura aceita atualmente para o benzeno, a de uma molécula cíclica. Segundo ele, essa idéia veio em um sonho:


Virei minha cadeira par a lareira e cochilei. Mais uma vez os átomos dançavam em frente a mim [...] cadeias longas, umas mais próximas que outras, todas se virando e retorcendo como se fossem cobras. De repente, notei que um das cobras havia mordido a própria cauda [...]. Então levantei apressadamente e passei o restante da noite trabalhando nas conseqüências disso.

    

Watson, à esquerda, e Crick ao lado de um modelo da molécula de DNA, cuja estrutura elucidaram.
              Os trabalhos do francês Louis Pasteur sobre atividade óptica da mistura dos ácidos (+)-trtárico e (-)-tartárico presentes na uva levaram o holandês Jacobus Henricus van´t Hoff e o francês Joseph-Achille Le Bel a tentar explicar a assimetria molecular, propondo a geometria tetraédrica para o carbono, em 1874.

            E assim estava construído o alicerce sobre o qual toda a Química Orgânica pôde desenvolver-se e, nas primeiras décadas do século XX, com uma melhor compreensão dos átomos e das ligações químicas, impulsionar-se no sentido de descobertas notáveis ao longo daquele século. Um conhecido exemplo é o da elucidação da estrutura do DNA, realizada pelo geneticista americano James Watson e pelo físico inglês Francis Crick, em 1953, descoberta que lhes valeu o Prêmio Nobel em 1962.

24 comentários:

  1. A química orgânica é conhecida antes de Cristo. As preocupações da química orgânica nascentes eram os materiais de origem animal e vegetal , tais como sangue , gorduras , cabelo , entre outros que levaram materiais químicos. Os experimentos dos compostos com propriedades formando elementos nas mesmas proporções. Eram o caso do álcool etílico e do éter dimetílico.

    ResponderExcluir
  2. O sabão de cinzas é uma das propriedades orgânicas. No fim do seculo XV||| e no inicio do século X|X conheciam - se poucos compostos orgânicos em estado puro. Os materiais de origem animal e vegetal foram as primeiras preocupações da Química Orgânica , o carbono faz quatro ligações e pode unir - se com outros carbonos , segundo Friedrich August Kekule e o escocês Archibald Scorr Couper .

    ResponderExcluir
  3. No do século XVIII e início do século XIX pouco se sabia sobre os átomos, a princípio a teoria da Força Vital acreditava que as matérias de forma animal e vegetal eram capazes de ser sintetizadas. Isso abalou quando aqueceram cianato de amônio provocando uma reação química que se transformou em uréia, sendo completamente esquecida. Segundo o alemão Friedrich August Kekulé e o escocês Archibald Scorr Couper o carbono faz quatro ligações e pode unir-se com outros carbonos, formando cadeias.

    ResponderExcluir
  4. no passado nao se sabia muito sobre os átomos, A primeira escala de massas havia sido publicada dois anos antes por Dalton, sendo bastante imperfeita. e ainda tinham um seculo para a descoberta do elétron e do próton.



    Friedrich ajudou a derrubar a Teoria da Força Vital.

    As preocupações da Química Orgânica na quele tempo eram mais os materiais de origem animal e vegetal como urina o sangue as gorduras o cabelo e açúcares etc..a complexidade desses materiais levou estudiosos comoa acrer que os organismos vivos podessem sintetizár por meio de uma força
    oculta.

    Em 1828, essa teoria foi vdesfeita quando o alemão Friedrich estava aquecendo cianato de amônio, que fez acontecer uma reação química, que transformou em uréia. A uréia , que esta no chichi no pensamento antigo, e só feita em organismos vivos.

    Rayana Munick 3 ano do ensino medio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com base no texto a química orgânica,desde de antes de cristo os cientista já estavam estudando, ou seja estavam descobrindo a química orgânica, através das reações da natureza. E ao longo deste período os estudos foram se prolongando, no qual os cientistas basearam_se em outros estudos, ou seja de outros químicos. Descobriu-se então a teoria da força vital, o químico Berzelius acreditava que os organismos vivos poderiam sintetizar uma força que neles poderia ter, isso mudou quando o alemão Friedrich Wohier aqueceu o cianato de amônio transformando em uréia, isso fez com que teoria da força vital não fosse mais lembrada, outro importante fator é que grupos baseados no mesmo estudo sobre a química orgânica, eles descobriram que o carbono pode formar grande cadeia, pois faz quatro ligações ou seja é tretavalente.
      gleyciane urtado lopes

      Excluir
  5. O sueco Torbem Bergman fazia pela primeira vez distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. A teoria foi violentamente abalada quando o químico alemão Friedrich Wöhler, aquecendo cianato de amônio, provocou uma reação química, na qual esse composto inorgânico se transformou em uréia. O desenvolvimento do conceito da conservação da energia, parecia não haver mais lugar para a “força vital”. Esses experimentos permitiram perceber que existiam compostos com propriedades, diferentes formados pelos mesmos elementos e nas mesmas proporções.

    ResponderExcluir
  6. Fabiana da Silva Lira Vaillant 3°b

    A química orgânica era um ramo que estudava os compostos dos seres vivos, com isso foi criado a teoria da força vital que dizia que os compostos orgânicos precisa de uma força maior para ser resumido.
    Tudo ia bem em relação a esta teoria, até que Friedrich, aqueceu o cianeto de amônio , em que provocou uma reação química e se transformou em ureia ( que é uma substancia presente na urina dos mamíferos, que acabou com a teoria da força vital, e fez valer outra definição"química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos do carbono", mas lembre-se nem todos os compostos que tem carbono é organico

    ResponderExcluir
  7. Nos fins do século XVIII e início do século XIX, não se tinha tanto conhecimento de compostos orgânicos em estado puro. Em 1780, o sueco Torbem Bergman pela primeira vez fazia a distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. Mas o grande mérito de criar a química orgânica deu-se ao químico sueco Jons Jacob Berzelius.
    A teoria da força vital dizia que só poderia produzir um composto orgânico através de outro composto orgânico, ou seja, eles acreditavam que não seria possível formar um produto orgânico através de um inorgânico, mas a primeira substancia orgânica formada através de uma inorgânica foi à ureia. A ureia só seria produzida em organismos vivos, possuidores da força vital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluno: Geremias V.S
      3 Ano A
      Vespertino

      A química orgânica vem sendo praticada a milhares de anos desde antes de cristo, sendo assim até os tempos atuis. Os estudos são poucos estudados no compostos químicos puros, só no seculo 18, e no inicio do século 19 os estudos ficaram mais desenvolvidos por que o químico sueco Torbem Bergman em 1780.
      Com isso surgem várias duvidas o que inorgânico e orgânico?, a única coisa a fazer foi os incansáveis estudos, que levaram a conclusão que os produtos quimicamente eram muito diferentes.

      Excluir
  8. Alguns compostos orgânicos, como o sabão de cinzas, são conhecidas desde antes de Cristo. Mas procedimentos da química orgânica que conhecemos só foram executados no final do século XVIII e início do século XIX. Em 1780 foram feitas as primeiras distinções entre compostos orgânicos e inorgânicos.
    O foco da química orgânica na época eram os materiais de origem animal e vegetal (urina, sangue, gorduras, cabelo, açúcares etc. Os químicos acreditavam esses materiais se sintetizavam por causa da força vital que possuíam. Era a chamada
    Teoria da Força Vital. Essa teoria foi descartada quando o químico alemão Friedrich Wöhler produziu uréia através de substâncias inorgânicas.

    ResponderExcluir
  9. Desde a antiguidade, são conhecidos pelo homem alguns compostos orgânicos. Como o sabão das cinzas dos mortos, por exemplo. Algumas tribos sabiam que, ao lavar a roupa em determinado curso do rio, as roupas ficavam mais limpas.
    Mas a química orgânica em si, só começou a ser estudada no século 18. A concepção de orgânico e inorgânico, na época, não era a mesma de hoje. Acreditava-se que era orgânico tudo que se origina-se de animais e vegetais. Até que o químico alemão Friedrich Wohler conseguiu produzir uréia (orgânico) usando substâncias inorgânicas, quebrando assim a teoria da força vital.

    ResponderExcluir
  10. As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho. No entanto, os estudos sobre Química Orgânica atual começaram a ser executados apenas no final do século XVIII e início do século XIX.
    Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro. Em 1780, o sueco Torbem Bergman fazia pela primeira vez distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. Porém, as primeiras definições de Química Orgânica eram sobre os materiais de origem animal e vegetal, descobertas pelo então químico Berzeliu, o qual aprofundou seus estudos e passou a acreditar que os organismos vivos eram capazes de sintetizá-los devido uma força misteriosa neles existentes. Era a chamada Teoria da Força Vital.
    Em 1828, essa teoria foi desacreditada, quando o químico alemão Friedrich Wöhler, aquecendo cianato de amônio, provocou uma reação química, na qual esse composto inorgânico se transformou em uréia. No entanto a Teoria da Força Vital passou a não ser mais aceita como explicação dos compostos orgânicos.

    ResponderExcluir
  11. Alguns compostos orgânicos eram conhecidos desde antes de Cristo. Porém, a química orgânica só ver ser estudada no século XVIII, Berzelius criou a expressão Química Orgânica em 1807, acreditavam que orgânico era os materias de animais e vegetais, isso ficou conhecido como a Teoria da Força Vital. Porém, essa teoria foi quebrada quando Wöhler produziu uma reação química, na qual usou substâncias inorgânicas, resultou na uréia (orgânico).

    ResponderExcluir
  12. Antes de cristo os cientistas vinham estudando a química orgânica através das reações da natureza, assim alguns compostos já
    eram conhecidos como o sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação de corantes extraídos da natureza.
    Antigamente as pessoas diziam que os compostos orgânicos eram os materiais de origem animal e vegetal, que era chamado de a famosa
    Teoria da Força Vital, só que o químico alemão Wöhler, fez uma reação química aqueceu um cianato de amônio e transformou em ureia, que é orgânico
    quebrando a teoria.


    ResponderExcluir
  13. A química orgânica,começou no final do século 18 e início do século 19. e suas primeiras preucupação era com os animais de origem e vegetal como urina,sangue e outros com base desses materiais levou Berzelius a acreditar que os organismos vivo era capaz de sintetizá-los devido uma força neles existente,chamada de teoria da força vital que foi quebrada em 1828 por FRiEdriCh Wohler.Gleicy Urtado lopes.3 ano A.

    ResponderExcluir
  14. A química organica começou no fim do século 18 e início do século 19.E suas primeiras preucupação era com os animais de origem e vegetal como urina e sangue e outros.com base desses materiais Berzelius acreditou que os organismos vivos era de capaz de sintetiza_ los devido uma fforça nele existente chamada de teoria da força vital que foi quebrado em 1828 por friedrich wohler. Gleicy urtado lopes 3° ano A

    ResponderExcluir
  15. A Química Orgânica atual começou por volta do sec. XVIII e início do século XIX, porem antes já existia o sabão de cinza e o álcool que são compostos orgânicos.
    Surgiu assim a teoria da força vital que tinha como principio que os compostos orgânicos se originariam de seres vivos, porem essa teoria foi quebrada quando Wöhler através do cianato de amônio, o transformou em ureia, assim a teoria da força vital foi extinguida.

    ResponderExcluir
  16. Alguns compostos orgânicos existem desde antes de Cristo, porem os estudos sobre o mesmo só começaram no final do sec. XVII e inicio do sec. XIX.
    Assim surgiu a Teoria Vital onde Berzelius criador da teoria acreditava que os compostos orgânicos só eram feitos através dos seres vivos.
    Mas essa teoria foi derrubada no ano de 1828 por Wohler, quando transformou cianeto de amônio em ureia,assim todo composto que contem carbono em sua composição, claro em exceções de alguns são considerados orgânicos!

    ResponderExcluir