COMO FAZER A INFORMAÇÃO SE TRANSFORMAR EM CONHECIMENTO

Síntese do texto de Juan Ignácio Pozo
            Segundo Pozo a escola não está preparada para lidar com os alunos que trazem muita informação do seu cotidiano, principalmente na manipulação de instrumentos de mídias, por isso acredita-se que os alunos estão aprendendo menos por não se sentirem atraídos pelo que se ensina no currículo escolar. É Importante que o professor conheça bem as tecnologias da informação para criar novas formas de distribuir o conhecimento.
            Trabalhar no mundo atual requer ensinar aos alunos a partir de diferentes áreas do currículo interligadas, para isso é necessário conhecer os cinco tipos de competências explicadas por Pozo: a aquisição de informação, a interpretação, a análise da informação, a compreensão da informação e a comunicação da informação.
            Para se formar cidadãos críticos a escola deve estar atenta em dar sentido à informação proporcionando aos alunos a capacidade de converter essa informação em aprendizagem assimilando e tornando-se capaz de comunicar e se posicionar de maneira clara diante de quaisquer assunto abordado.
            Hoje qualquer pessoa tem acesso a informação com facilidade e pode ler ou escrever o que quiser na web, mais isso não é suficiente para converter em conhecimento. Diante deste grande fluxo de informação muitas pessoas mal preparadas não sabem se posicionar. É diante deste fato que se exige maior capacidade ou competência cognitiva para processar tantos conteúdos. Para que isto não aconteça cabe à educação não apenas proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas, ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário