Quem foi John Dalton?


John Dalton

John Dalton foi um químico, meteorologista e físico inglês. Foi um dos primeiros cientistas a defender que a matéria é feita de pequenas partículas, os átomos.

Nascimento: 6 de setembro de 1766

Falecimento: 27 de julho de 1844

Prêmio: Medalha Real

Johhn Dalton nasceu em 6 de setembro de 1766, na Inglaterra, em Eaglesfield Cumberland, nos primeiros anos da Revolução Industrial. Teve uma severa formação religiosa de Quaker (no Brasil diz-se quacre), ermo que se refere a todo membro da seita protestante Sociedade dos Amigos, fundada na Inglaterra no século XVII. Os Quakers são conhecidos pela maneira muito sóbria com que se vestem (normalmente de preto) e pelas idéias puritanas. Não aceitam sacramento algum, não prestam juramento perante a justiça e não admitem hierarquia eclesiástica (não possuem padres). Seus encontros realizam-se em silêncio. Também não pegam em armas e se opõem firmemente à violência e à guerra. Essa formação religiosa provavelmente contribuiu para torná-lo ma pessoa reservada, séria e introspectiva.
            Apesar da pouca eloqüência e do discurso monótono, Dalton sabia explicar com clareza certos problemas científicos. Contam que, quando ele tinha 10 anos, foi o único que conseguiu demonstrar a alguns camponeses qual a diferença entre a área de 60 metros quadrados e de um quadrado com 60 metros de lado. A vocação de Dalton permitiu que ele se tornasse professor de Matemática da escola onde havia estudado com apenas 12 anos de idade. O salário, porém, era simbólico e, para reforçar o orçamento da família numerosa, precisou trabalhar simultaneamente cultivando a horta do pai. Enquanto lecionava, Dalton procurava consolidar sua formação básica em Matemática, Ciências Naturais e Grego (que representava na época o mesmo que a língua inglesa representa hoje). A meteorologia, no entanto, sempre foi seu maior interesse. Ainda aos 12 anos, Dalton começou a anotar sistematicamente observações meteorológicas diárias, montando um registro que, 50 anos depois, conteria de 200 000 anotações, muito úteis no estudo retrospectivo do clima.
            Em a794, publicou o livro Fatos extraordinários à visão das cores, em que descrevia de maneira minuciosa e científica o problema da visão que o tornava incapaz de distinguir certas cores e que acabou entrando para a medicina com um termo associado a seu nome – daltonismo.
            John Dalton faleceu em 1844, aos 78 anos de idade.

 

2 comentários:

  1. Ele tambem afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor partícula que constituía a matéria. Em 1808, elle apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Hoje, nota-se um equívoco pelo fato da existência dos isótopos, os quais são átomos de um mesmo elemento químico que possuem entre si massas diferentes. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Renan Carvalho! É importante lembrar também que esse modelo atômico "bola de bilhar" permaneceu por mais de 80 anos.

      Excluir