Quem foi Niels Bohr?


Niels Bohr também estudou a estrutura dos 
átomos complexos, a natureza dos raios X,
as variações periódicas das propriedades
químicas dos elementos e a estrutura
do núcleo atômico.

Niels Bohr

Niels Henrick David Bohr foi um físico dinamarquês cujos trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atômica e da física quântica. Wikipedia

Nascimento: 7 de outubro de 1885, Copenhaga

Falecimento: 18 de novembro de 1962, Copenhaga

Cônjuge: Margrethe Norlund (de 1912 a 1962)

Prêmios: Nobel de Física, Medalha Copley, Medalha Max Planck, Medalha Franklin, Medalha Matteucci, Medalha Hughes, Prêmio Átomos pela Paz

Filhos: Aage Niels Bohr, Ernest Bohr, Hans Henrik Bohr, Erik Bohr

Filiação: Christian Bohr, Ellen Adler Bohr

 Niels Henrik David Bohr nasceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 7 de outubro de 1885. Estudou na Universidade de Copenhague e doutorou-se e 1911 com uma tese sobre a teoria eletrônica dos metais. Em seguida transferiu-se para a Universidade de Cambridge para trabalhar no Laboratório Cavendish com físico inglês Josep John Thomson. Um ano depois, em 1912, foi PE Manchester trabalhar na equipe de Ernest Rutherford, que tinha chegado recentemente do Canadá. 

Contam que Rutherford não escondia sua admiração pelo jovem assistente, definindo-o como “o homem mais inteligente que já tinha conhecido”. 

De 1914 a 1916 foi professor de Física Teórica, na Universidade de Manchester. Depois voltou para Copenhague onde, em 1920 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica. Em a922, teve seu trabalho consagrado, recebendo o Prêmio Nobel de Física aos 37 anos de idade. 

Em 1940 as forças alemãs de Hitler ocuparam a Dinamarca e a cidade de Copenhague, Bohr, temendo ser enviado a um centro de pesquisas nazista, onde obrigariam a colaborar na construção de armamentos atômicos, resolveu sair do país. Ficou exilado na Suécia, onde tomou várias atitudes públicas em defesa de cientistas judeus perseguidos pelos nazistas e contra a tirania de Hitler, além de ajudar vários judeus a escaparem das câmaras de gás. 

Mais tarde transferiu-se para os Estados Unidos, ocupando o cargo de consultor do laboratório de energia atômica de Los Alamos, onde cientistas de várias partes do mundo canalizavam todos os seus esforços para a construção da bomba atômica. Compreendendo a gravidade da situação e o perigo que essa bomba representaria para a humanidade, Bohr dirigiu-se aos líderes Churchill, da Inglaterra, e Roosevelt, dos estados Unidos, apelando para a responsabilidade deles como chefes de Estado, para que não levassem adiante o projeto de construção da bomba atômica. Mas suas tentativas foram inúteis. 

Bohr voltou então à Dinamarca e foi eleito presidente da Academia de Ciências de Copenhague, desenvolvendo paralelamente suas atividades de cientista pacifista. 

Continuou divulgando as vantagens da colaboração científica entre as nações e, para isso promovia congressos científicos periodicamente organizados na Europa e nos estados Unidos. 

Em 1950 escreveu um carta aberta às Nações Unidas em defesa da preservação da paz, por ele considerada como “condição indispensável para a liberdade de pensamento e de pesquisa”. 

Lutou muito contra o uso das armas nucleares, procurando, com seu prestígio, influenciar os políticos e os EUA nesse sentido. Em 1957 recebeu o Prêmio Átomos para a Paz. Ao mesmo tempo, o Instituto de Física Teórica, que ele dirigia desde 1920, firmou-se como um dos principais centros intelectuais da Europa. 

Bohr morreu em novembro de 1962, vítima de uma trombose, aos 77 anos de idade.


Em 16 de julho de 1945, a primeira bomba atômica experimental explodia no deserto de Alamogordo, no estado Novo México (EUA). Em 6 de agosto desse mesmo ano, uma bomba à base de urânio-235 destruía a cidade de Hiroshima, com um saldo de 66 mil mortos e 69 mil feridos. Três dias depois uma segunda bomba, à base de plutônio-239, foi lançada em Nagasaki, provocando a morte de 39 il pessoas e deixando outra 25 mil feridas. Foi o fim da segunda Guerra Mundial (1939-1945).

  veja a seguir o vídeo animado: "Modelo de Bohr"


5 comentários:

  1. Eu achei muito interesante estudar este Quimico por suas teorias ter me ajudado emcertas coisas que queria desenvolver.Como meu trabalho te QUIMICA foi de grande ajuda estudar David Bohr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De grande ajuda para mim o estudo desse quimico David Bohr.Com suas teorias quantica

      Excluir
  2. Niels Henrick David Bohr, nasceu em Copenhague, na Dinamarca, no dia 7 de outubro de 1885. Estudou na Universidade de Copenhague e se doutorou em 1911, com uma tese sobre a Teoria Eletrônica dos Metais. Trabalhou com o Físico inglês Josep John Thomson, e logo em seguida com o físico e químico canadense Ernest Rutherford. Este ultimo não escodia sua admiração por Bohr, e considerava-o ‘’o homem mais inteligênte que conhecia’’. Recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1922; e o Prêmio Átomos da Paz em 1957, por ter lutado contra a construção de armamentos atômicos. Bohr reafirmou o Modelo Atômico de Rutherford, corigindo as ‘falhas’ nele existentes. Também estudou a estrutura dos átomos complexos, a natureza dos raios X, a estrutura do núcleo atômico, e as variações periódicas das propriedades químicas dos elementos.
    Gabrielli Albertini Venturelli 1º Ano C

    ResponderExcluir